Quem adora animais (em especial os cães) precisa conhecer este trabalho encantador da Ana Cardoso, ilustradora e quadrinista autora do doceWe Pet- Animal Center.
O quadrinho narra a história de Rock, um cãozinho vira-latas abandonado que foi recolhido das ruas para viver em um abrigo de cães chamado We Pet- Animal Center.
Rock desperta a atenção de uma família, ou pelo menos de parte dela: uma garotinha se encanta por Rock e o seu pai adora a possibilidade da filha ganhar um amigo, fazendo com que ambos tentem adotá-lo. No entanto, eles são imediatamente desestimulados por um dos donos do Pet, que sugere aos dois a compra de um animal de raça no lugar da adoção.
A garotinha não desiste e se mantém firme na tentativa de adotar Rock (a quem chama de Pluto). Entretanto, a postura negativa do dono Pet e sua má vontade com relação ao vira-latas convence a mãe da menina (que já não simpatizava com cães vira-latas) a levar o cachorro de raça, o que faz com que a possibilidade de Rock ter uma família seja frustrada.
Rock é maltratado pelo dono do Pet que secretamente se livra de cães abandonados recolhidos pela outra sócia, uma mulher bondosa que recolhe cães de rua, alegando que os cachorros recolhidos dão prejuízo. Mas Rock não perde a esperança e mostra porque os cachorros de rua precisam ser tão fortes.
Apesar da seriedade do tema, Ana Cardoso conta a história de Rock com leveza e doçura. O mais interessante do quadrinho é que a quadrinista usa a história de Rock para ressaltar a responsabilidade da tutela animal, do respeito, fala sobre o preconceito com relação aos vira-latas e a importância da adoção.
O traço e as cores vívidas de We Pet lembram muito uma animação, o que faz com que o livro seja super didático para crianças e para os adultos cheios de imaginação. Ponto para Ana Cardoso que lançou seu quadrinho de forma independente através do selo Inkuadrinhos e transmitiu uma mensagem super bacana de forma doce e delicada.
