Quantcast
Channel: UNIVERSO DOS LEITORES
Viewing all articles
Browse latest Browse all 1645

PAUSA PARA O CINEMA: Edward Mãos de Tesoura

$
0
0


Sinopse

Peg Boggs (Dianne Wiest) é uma vendedora da Avon que acidentalmente descobre Edward (Johnny Depp), jovem que mora sozinho em um castelo no topo de uma montanha, criado por um inventor (Vincent Price) que morreu antes de dar mãos ao estranho ser, que possui apenas enormes lâminas no lugar delas. Isto o impede de poder se aproximar dos humanos, a não ser para criar revolucionários cortes de cabelos, mas ele dá vazão à sua solidão interior ao podar a vegetação em forma de figuras ou esculpir lindas imagens no gelo. No entanto, Edward é vítima da sua inocência e, se é amado por uns, é perseguido e usado por outros.



                                       


Destaques: 

Considerado um dos maiores sucessos de Tim Burton, Edward Mãos de Tesoura é uma bela "poesia em forma de filme" lançada na década de noventa, que se destacou pelo talento de Burton e pelas interpretações de Winona Rider e do camaleônico Johnny Depp.

Tim Burton, que era considerado "estranho" na infância e adolescência (uma de suas peculiaridades era o seu fascínio por escuridão) foi incompreendido até mesmo pelos pais, que não eram capazes de identificar sua sensibilidade e talento. Sua história de vida em muito se parece com a de Edward, um rapaz solitário que sofre com o preconceito de uma cidade de hábitos provincianos.

Neste filme, Burton contrasta a escuridão e o ar sombrio  de Edward com cenas altamente coloridas. Essa divisão de cores característica nos filmes do diretor está ligada à visão do mundo e ao cotidiano dos seus personagens. A interpretação de Johnny Depp lhe rendeu inúmeras críticas positivas e alavancou seu sucesso como ator.


Os cenários, figurinos e a caracterização dos personagens são extremamente exagerados, talvez em uma tentativa de mostrar a artificialidade e a superficialidade dos moradores da cidade, com sua atmosfera colorida, mas vazia. Edward, por sua vez, consegue transpor a aparência considerada "estranha" para a maioria das pessoas, revelando-se doce, inocente e extremamente sensível para aqueles que sabem identificar sua ternura por trás das tesouras, como a jovem Kim, por exemplo. 

A fotografia é perfeita e impecável, outra característica comum aos trabalhos de Tim Burton.

Trata-se de um filme extremamente sensível,e em minha opinião é o melhor trabalho de Depp e Burton. Mesmo 23 anos após seu lançamento consegue  expor questões atuais como discriminação, repressão social e preconceito. Uma verdadeira obra de arte cinematográfica!


Trailer do Filme:







Viewing all articles
Browse latest Browse all 1645