Sinopse: Na Itália dos anos 40 Guido é levado a um campo de concentração nazista e, longe da esposa, tem que usar sua imaginação para fazer seu pequeno filho acreditar que estão participando de uma grande brincadeira, com o intuito de protegê-lo do terror e da violência que os cercam.
Destaques: A Vida é Bela faz juz ao nome e é um dos filmes mais encantadores que pude assistir. Em um ambiente completamente hostil, Guido, personagem central do filme, é afastado de sua esposa e enviado a um campo de concentração juntamente com o seu filho. Diante de uma situação tão dramática, Guido faz de tudo para preservar a pureza e a inocência da criança, evitando que ela perceba que está no meio de uma guerra.
A estratégia inusitada de Guido para manter o filho alheio à guerra divide o expectador, que ora ri de suas brincadeiras e sua irreverência, ora se emociona com suas tentativas de disfarçar todo o horror do campo de concentração onde se encontram.
Sentimos um misto de alegria e tristeza ao ver Guido criar um mundo encantado em um ambiente tão cruel. É comovente a forma com que ele tenta preservar ao máximo a infância de seu filho, mantendo-o distante de tanto terror e com o coração esperançoso. A trilha sonora é incrível e confere um charme especial ao filme, que também possui uma bela fotografia e um figurino característico da década de quarenta.
O interessante (e diferencial) de “A Vida é Bela” é que o longa traz um olhar peculiar da guerra motivada pela ideologia nazista, muito diferente dos filmes que retratam a Segunda Grande Guerra, o que resalta sua originalidade e talvez seja um dos motivos de ter se tornado um grande sucesso entre público e crítica. É paradoxal ver tanta doçura em meio a tanta crueldade, e tocante ver Guido lutar com tanta esperança por seu filho. A atuação e entrega dos atores é comovente, em especial de Roberto Benigni, personagem principal. É um drama genial, cheio de emoção, irreverência e que traz à tona um interessante retrato histórico da Segunda Grande Guerra Mundial. Dica excepcional para quem gosta de se emocionar que traz uma belíssima lição de vida!
Trailer do Filme :