Jane Austen, ao lado de Shakespeare, é certamente um dos maiores nomes da literatura inglesa. Sendo assim, é sempre homenageada e lembrada em momentos e situações importantes. Inclusive, conforme já falamos aqui no blog, na comemoração do seu aniversário de 200 anos, lançou uma coleção de selos em homenagem ao livro "Orgulho e Preconceito", sua obra de maior sucesso.
Agora, a novidade em torno da escritora é que ela será a substituta de Charles Darwin nas notas de 10 libras britânicas. As notas com o seu rosto estarão em circulação a partir de 2014, conforme as informações do Banco da Inglaterra.
A escolha das pessoas a serem homenageadas é tão importante que foi motivo de abaixo assinado no país. Isto porque, no mês de abril, o banco informou que em 2016 as notas de 5 libras deixarão de conter a imagem de Elizabeth Fry, reformista do século XIX, para conter o rosto de Winston Churchill, fato que irritou inúmeras feministas.
Com isso, elas se organizaram por meio de uma petição e reuniram 35 mil assinaturas, no intuito de exigir que a próxima nota de 10 libras fosse representada por uma mulher. Para elas, a escolha de Austen representou uma vitória. A escritora será a terceira mulher a receber a homenagem.
O Banco, por sua vez, se manifestou no sentido de que nunca teve intenção de estabelecer diferenças entre sexos no momento da escolha e que a partir de agora contará com a população para a propositura de melhores idéias no momento do processo de seleção das figuras públicas.
![]() |
Foto dos selos sobre a obra "Orgulho e Preconceito". |
Perdurar no tempo e ser reconhecida por ter influenciado uma época não é uma tarefa fácil. Jane Austen, no entanto, realizou um trabalho primoroso e se tornou eterna na história literária mundial, o que a faz merecedora de todas as homenagens.
Quem quiser conhecer um pouco sobre a vida da renomada escritora, pode conferir na nossa sessão "Escritores", basta clicar aqui.